Cantar fortalece o sistema de defesa.


O professor Hans Günther Bastian, cientista do Instituto de Educação Musical da Universidade de Frankfurt, examinou dois grupos de pessoas em um estudo comparativo. Um grupo ouviu o Requiem de Mozart, o outro grupo cantou o Requiem de Mozart. Imediatamente depois de ouvir o ensaio do coro, o cientista e seus colegas examinaram os grupos. O resultado: Embora uma diminuição no hormônio do estresse cortisol pudesse ser detectada em ambos os grupos, apenas o grupo de canto mostrou uma mudança claramente positiva no desempenho imunológico. Apenas ouvir música deixou o sistema imunológico frio.

Quem canta ativamente faz algo pela sua saúde.


"Quem canta vive mais saudável", diz o professor Wolfram Seidner, do Departamento de Fonologia e Audiologia da Charité de Berlim. Por muitos anos, a cantora pedagoga cuidou das "grandes vozes" da cena cantada em Berlim. Seidner explica que cantores profissionais e amadores precisam ouvir os sinais de seus corpos. Que muito álcool, comida com muita gordura e pouco sono prejudica a voz, todos os cantores já experimentaram em primeira mão. Mas aqueles que prestam atenção em seus corpos e cantam muito ativamente fazem algo pela sua saúde.

O milagre da técnica de respiração correta.


Muitos dos nossos órgãos estão em ação enquanto cantam: os pulmões, a laringe, as cordas vocais e várias câmaras de ressonância. A maioria das pessoas pratica a respiração torácica na vida cotidiana, onde o tórax se expande e a parte inferior dos pulmões é restrita, a maioria dos cantores se esforça para uma respiração abdominal profunda. Aqui, o cantor respira para o estômago, cujos músculos puxam o diafragma para baixo. O diafragma, por sua vez, empurra os pulmões para baixo, deixando muito espaço para o ar nos pulmões. É assim que os cantores relaxam suas costelas e fortalecem os músculos das costas. O corpo inteiro se torna um espaço sonoro.

Cantar faz o sistema cardiovascular acelerar.


Cantar, combinado com a técnica de respiração correta, desafia todo o corpo. Já de 10 a 15 minutos cantando trazem o sistema cardiovascular em seus dedos. À medida que a respiração se intensifica, o corpo recebe melhor oxigênio.

Mude o ritmo da respiração.


Na vida cotidiana, a maioria das pessoas tem um ritmo constante de respiração. Isso nos impede de reduzir efetivamente o estresse. Esporte, meditação e canto mudam nosso ritmo respiratório e, assim, ajudam o corpo a lidar melhor com o estresse diário. A maioria dos fumantes pega o cigarro em situações estressantes. Os cientistas descobriram que não é apenas a nicotina que ajuda essas pessoas. O fato de o fumante mudar seu ritmo respiratório ao fumar (principalmente as primeiras respirações profundas) acalma seu organismo. A alternativa mais saudável seria, em situações estressantes, apenas sintonizar uma pequena canção e conscientemente para o aprendido na respiração coral do ensaio-abdominal.

Cantar - um antidepressivo.


Vários estudos mostraram que o canto tem um efeito de iluminação de humor. Após apenas 30 minutos de canto, o cérebro produz níveis aumentados de beta-endorfinas, serotonina e norepinefrina.

O psicólogo musical Karl Adamek descobriu que as pessoas que cantam em concerto são geralmente mais satisfeitas com a vida, mais equilibradas e mais autoconfiantes do que as que não cantam.

Além disso, quando cantam, as sinapses se recombinam nas metades do cérebro, tornando o cantor mais inteligente.

Cantores de coral vivem mais.


Na década de 1990, cientistas suecos estudaram 12 mil pessoas de diferentes idades e descobriram que os cantores corais têm expectativas de vida significativamente maiores do que as pessoas que não cantam.

Ainda há muito a fazer.


Apesar de todos esses efeitos positivos de cantar muitas pessoas desconhecem esse grande benefício para a saúde.
Precisamos de iniciativas voltadas para essa área que possibilitem um despertamento, onde o grande beneficiário é você.

Também é importante repensar escolas e creches. Em vez de tornar o canto uma coisa complicada, os educadores devem simplesmente ser encorajados a cantar com as crianças em uma base regular e amiga da criança. Cantar é a coisa mais natural do mundo e deve ser ensinado dessa maneira.

Cantando na escola.

O cientista Professor Hans Günther Bastian, apresentado acima, tem chamado há muito tempo para colocar a música na escola de volta aos holofotes. Ele diz: "A escola precisa do significado da música. Uma sobrecarga cognitiva contradiz os mundos de crianças e adolescentes, onde a música é a linguagem das emoções ".

Bastian continua dizendo: "As crianças precisam urgentemente de ser apoiadas em virtudes secundárias: perseverança, desejo de realização, criatividade e capacidade de concentração. E acima de tudo, cantar é uma necessidade arcáica e elementar de expressão ".

Conclusão
Cantar tem muitos efeitos positivos sobre nós. Promove a nossa saúde, melhora o nosso humor, estimula o sistema imunitário e pode até prolongar as nossas vidas. Razão suficiente para ter sempre uma canção feliz nos lábios e não perder o próximo ensaio do coro.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

 
Top